Oficina CEER
 05-02-2007
Antropólogos da Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro ganham Prémio de investigação em FITUR

Os antropólogos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Xerardo Pereiro e Cebaldo de León , integrados no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), acabam de ganhar o prémio de investigação em turismo da VIII edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR) em Madrid, pelo seu trabalho intitulado: “Os impactos do turismo em Kuna Yala (Panamá): Turismo e cultura entre os kuna do Panamá”.

O júri valorizou a elevada qualidade científica dos trabalhos apresentados e destacou a grande importância do trabalho premiado pela sua inovação nos seguintes aspectos: a descrição de um modelo de desenvolvimento do turismo controlado e definido politicamente pelos próprios indígenas kuna; os aspectos metodológicos do trabalho: o trabalho de campo em equipa desenvolvido entre 2003 e 2006, a observação intensiva e extensiva por todo o território de Kuna Yala (San Blas) - Panamá, a co-investigação antropológica com os próprios kuna (grupo étnico), uma etnografia reflexiva e multi-situada sobre o poder do turismo para mudar os sistemas socioculturais; e a reflexão crítica sobre os impactos do sistema turístico e a sua alerta para a criação de modelos de turismo alternativos.

É a primeira vez que um trabalho de investigação feito por antropólogos ganha este prémio, promovido por um dos encontros turísticos mais importantes do mundo (FITUR). O trabalho será publicado pela editora Ramón Areces e será divulgado na Europa e Iberoamérica. A entrega do prémio terá lugar no próximo mês de Junho em Madrid, num acto de cerimónia oficial.