Oficina CEER
 28-04-2010
APRESENTAÇÃO OFICIAL DO CARTAZ ENTERRO DA GATA 2010

A apresentação do cartaz do Enterro da Gata’10 decorreu esta tarde na FNAC de Braga, durante a conferência de imprensa onde foi dado a conhecer tudo o que vai acontecer ao longo da semana académica tão ansiada pelos estudantes minhotos.

A mesa foi composta por Luís Rodrigues, Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), pelo Dr. João Gomes, Vice-Presidente do Sporting Clube de Braga e pelo Dr. Pedro Sousa, adjunto do Governador Civil de Braga.

O Presidente da AAUM iniciou a sua intervenção saudando todos os jornalistas presentes, agradecendo também a presença do Governo Civil e do Sporting Clube de Braga. Seguidamente apresentou o cartaz, constituído por grandes bandas nacionais e internacionais, assim como os principais dj´s.

O tema deste ano é “A gata d’assalto” e Luís Rodrigues explicou a escolha, dizendo que “como já vem sendo hábito tem uma componente reivindicativa e de intervenção. Este ano vai nesse sentido e de encontro ao problema que se tem intensificado essencialmente na zona envolvente ao campus de Gualtar, os assaltos a que muitos dos nossos estudantes têm sido vítimas, chamando à atenção as autoridades”. Para além deste problema que tanto tem preocupado os estudantes minhotos, o Presidente da AAUM acrescentou que “o objectivo passa também por salientar o problema do financiamento do Ensino Superior e as bolsas de acção social escolar”.

Ao longo das festividades irão também decorrer algumas iniciativas. No domingo, dia 9 de Maio, será o dia da beneficência, onde algumas instituições de solidariedade social irão visitar o recinto do Enterro da Gata, podendo assim, fazer com que os jovens possam ter um maior contacto com o Enterro da Gata e o próprio estádio do Sporting Clube de Braga. “Nesse mesmo dia, uma percentagem do lucro da venda de bebidas no gatódromo, reverterá a favor dessas instituições”, salientou Luís Rodrigues. “Pintar um mundo melhor”, actividade que se iniciou no ano passado, voltará a acontecer este ano, sendo que cada banda pintará uma tela, que posteriormente será leiloada, revertendo na sua totalidade a favor de algumas instituições.

A gata na saúde voltará a marcar presença no recinto do enterro da gata, de forma a prestar assistência aos estudantes que cometem mais excessos, e colaborando também no alerta aos participantes para que controlem melhor o que consomem. Assim, pretendem também reduzir as visitas às Urgências do hospital de S. Marcos.

Pedro Sousa interveio, elogiando a prestação que tem sido feita por parte da AAUM aos estudantes da Universidade do Minho. O Governo civil de Braga estará, mais uma vez, disponível para que o Enterro da Gata seja, a cada ano que passa, mais seguro. Salientou o facto de ainda haver imensos alunos que insistem em deslocar-se para o recinto nos seus próprios carros e não estarem bem conscientes dos perigos que correm quando o fazem. A disponibilização gratuita, por parte da AAUM, é uma mais valia para os estudantes e um esforço económico e de responsabilidade social por parte da mesma. O adjunto do Governo Civil afirmou que “poderá ser melhor aproveitado por todos aqueles que pretendem passar uma semana tranquila e de puro divertimento”.

O último a intervir na conferência de imprensa foi o Vice-Presidente do Sporting Clube de Braga, que afirmou ser “com muito prazer que o clube se disponibiliza para colaborar com a AAUM”, salientando que “é um prestigio ter esta actividade que só enaltece a cidade de Braga”.

O site oficial do Enterro da Gata já está disponível em http://enterrodagata.aaum.pt/ , e todos os interessados podem consultá-lo para obter todas as informações e curiosidades desta festa académica.