Oficina CEER
 10-05-2010
DIA DOS MUSEUS: DOS LEÕES À CASA MARQUES DA SILVA

Apesar de se assinalar oficialmente a 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus na Universidade do Porto começa a ser comemorado no sábado anterior, 15 de Maio, com o Edifício da Reitoria aberto ao longo do dia para visitas às salas do Museu de Ciência e de História Natural da Faculdade de Ciências da U.Porto.

No Edifício da Reitoria da U.Porto, na Praça Gomes Teixeira, estarão abertas duas salas do Museu de História Natural, a Sala de Mineralogia e a de Zoologia, e ainda o Museu da Ciência e a sua nova sala dedicada à óptica e às energias renováveis. Entrada é livre nestes Museus e em todas as iniciativas que lhes estão associadas nestes dias.

No próprio dia, 18 de Maio, estão previstas visitas guiadas aos dois Museus e começará um programa de visitas à Fundação Instituto Marques da Silva e à Casa-Museu Fernando de Castro, no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Porto, à qual está associada aquela Fundação, e o Museu Nacional Soares dos Reis. Neste caso, as visitas decorrerão dias18 e 20 de Maio, com ínício às 10h00 e fim às 12h00, e dias 21 e 22 de Maio, com ínício às 15h00 e conclusão às 17h00. A inscrição é gratuita. Segundo o programa, estes dois equipamentos culturais partilham a afinidade geográfica e uma génese comum: nasceram como habitação e transformaram-se em espaços de carácter público. As casas são registos museológicos de diferentes formas de habitar e de conceber o espaço destinado à vivência familiar: o sinal de afirmação social de um núcleo familiar (Palacete Lopes Martins); a demonstração da mestria de um arquitecto (Casa-Atelier Marques da Silva); a residência enquanto espaço de realização do sonho de um coleccionador (Casa-Museu Fernando de Castro).

Fonte: http://noticias.up.pt