Oficina CEER
 19-05-2010
ENTÃO, PENSAS QUE SABES IMITAR OS DANDY WARHOLS?

És daqueles que gosta de imitar os artistas preferidos em frente ao espelho ? Então aumenta o volume da aparelhagem e mostra o que vales no “Lip Dub” que a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito vai promover na próxima quarta-feira, dia 19 de Maio, a partir das 14 horas.

Inspirado no conceito do University Lip Dub, este projecto tem como base a criação de um videoclip num único take, sem cortes nem edições, onde se combina o lip synching (sincronização de som com movimentos labiais) e o audio dubbing (montagem de músicas ou sons previamente gravados). Traduzindo em miúdos: durante 3:32 minutos, a comunidade académica de Direito (e não só) vai vestir a pele de Courtney Taylor-Taylor, Peter Holmström e dos restantes Dandy Warhols para fazer um videoclip de “Bohemian Like You”, música escolhida para dar ritmo ao Lip Dub.

"Achámos que era uma excelente forma de passar uma tarde de forma divertida e de dar a conhecer a muitas pessoas a FDUP", antecipa Pedro Ary, um dos coordenadores do projecto. A dançar, de patins, com uma máscara, tudo será então pretexto para celebrar "uma casa pela qual todos os estudantes nutrem um grande carinho e à qual têm um enorme orgulho em pertencer".

Mas para quem pensa que é chegar, ver a dançar, desengane-se. "Estamos a preparar este projecto há quase dois meses, embora a primeira ideia tenha surgido há quase um ano”, explica Pedro Ary. Do conceito que “tem sido complicado explicar às pessoas "à música"que nunca agrada a toda a gente", têm sido vários os desafios a cumprir. Ainda assim “ o mais complicado será tirar as pessoas do estudo para os exames para fazer um vídeo que ainda demorará algum tempo a produzir".

Também por isso, o Lip Dub será um projecto aberto a todos os que pertencem à comunidade FDUP “em sentido alargado”. Pretendemos envolver todas as pessoas que desejem ser envolvidas. Ou seja, não apenas estudantes, professores e funcionários, mas também antigos estudantes, membros de outras faculdades da UP”, convida Pedro Ary. "Na FDUP há muitos estudantes do ICBAS, de Jornalismo e sobretudo de Farmácia, pelo que achamos que tirar essas e outras pessoas do vídeo mais do que impraticável era injusto. O lema aqui é the more, the merryer", completa o estudante", antevendo "um evento com alguma dimensão para a escala da Faculdade".

Resta dizer que o Lip Dub vai estar disponível online para todo o público. "A experiência de outros locais é animadora, pelo que esperamos algumas dezenas de milhares de visualizações".

Todos os interessados em participar neste projecto devem manifestá-lo o quanto antes para aefdup@direito.up.pt, endereço para o qual poderão ser também enviadas ideias e sugestões.

Fonte: http://noticias.up.pt