Oficina CEER
 22-12-2010
PRÉMIO GULBENKIAN PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS ATRIBUÍDO A INVESTIGADOR DA UMINHO

Luís Aguiar-Conraria e Pedro Magalhães concluem que os quóruns nos referendos aumentam a abstenção e distorcem resultados.

Luís Aguiar-Conraria, professor e vice-presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, acaba de ser distinguido com o Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais, pelo artigo “Referendum design, quorum rules and turnout”, publicado, em co-autoria com Pedro C. Magalhães, da Universidade de Lisboa, na conceituada revista "Public Choice".

Em vários países da União Europeia, o referendo só é vinculativo com uma participação eleitoral superior a 50%. Este tipo de regras de quórum leva a que o resultado não seja exclusivamente determinado pela maioria dos votos. A investigação premiada testou um modelo matemático em referendos já ocorridos e confirmou que, quando existem quóruns de participação nos referendos, a abstenção sobe mais de 10 pontos percentuais e distorce os resultados. O artigo sublinha que é mesmo provável um quórum, criado para garantir a legitimidade do referendo, não ser atingido precisamente devido à sua existência e, portanto, não legitimar o próprio referendo.

O estudo ganhou relevância ao sair na “Public Choice”, “talvez a revista que melhor faz a ponte entre os mundos de Economia e de Ciência Política”, áreas a que pertencem os autores do trabalho. O Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais atribuiu outra distinção, também de 5000 euros, a Nina Wiesehomeier, pelo artigo "Presidents, Parties, and Policy Competition", editado no "The Journal of Politics". Candidataram-se ao prémio os artigos publicados (ou aceites) em revistas internacionais de referência nos anos de 2008 e 2009, de investigadores até aos 40 anos de idade e com actividade em instituições portuguesas. O galardão visa estimular a internacionalização das Ciências Sociais em Portugal e abrange as áreas de Antropologia, Ciências da Educação, Ciência Política, Demografia, Geografia Humana, História, Psicologia Social, Relações Internacionais e Sociologia.

Em anexo segue uma foto do investigador laureado e a referida investigação.

Mais informações em: http://www.gulbenkian.pt/section63artId1950langId1.html.

Contactos

Escola de Economia e Gestão da UMinho

Prof. Luís Aguiar Conraria

Tel.: 253604570 /41 /18 | E-mail: lfaguiar@eeg.uminho.pt

Fonte: http://umonline.uminho.pt/