Oficina CEER
 10-07-2012
UPORTO PROMOVE AUTONOMIA DOS CIDADÃOS SENIORES

O mês de junho marcou o encerramento do projeto Living Usability Lab (LUL), que desenvolveu, com o apoio do INESC TEC, um conjunto de tecnologias para tornar a população sénior mais saudável, ativa e segura.

O LUL - Laboratório Vivo de Utilização de Tecnologias Inovadoras para as Redes de Nova Geração propõe um conjunto de serviços que incluem o acesso multimédia à informação e o intercâmbio de dados pessoais, a tele-saúde e a entrega automática de medicamentos, o suporte às atividades diárias da vida social, cívica e em comunidade, e a gestão automática do ambiente.

Este projeto adotou os princípios do design universal e das interfaces naturais do utilizador (tais como fala e gestos), tirando partido das vantagens das Redes de Nova Geração e computação distribuída.

No âmbito deste projeto foi construído um Laboratório nas novas instalações da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, onde é possível simular ambientes e cenários de utilização de tecnologias e serviços pelos utilizadores finais em ambiente real.

Para além do INESC TEC, o projeto, que teve início em janeiro de 2010, contou com um grupo de copromotores constituído pela Microsoft, pelo Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (ieeta), pela Universidade de Aveiro, pela Plux e pela Micro I/O - Serviços de Microelectrónica, Lda.

Máis info en:http://www.livinglab.pt/ Fonte: noticias.up.pt