O CVR - Centro para a Valorização de Resíduos, na Universidade do Minho, organiza esta sexta-feira uma oficina de trabalho no âmbito do projeto VALUE - Intercâmbio e Transferência Tecnológica na Valorização de Resíduos da Indústria de Transformados Vegetais do Sudoeste Europeu. A sessão decorre das 9h às 12h30, no Centro de Educação Ambiental da Esposende Ambiente, nas Marinhas, Esposende.
A oficina tem como público-alvo os atores do setor agroalimentar nacional, desde os produtores à administração pública. A agenda inclui a apresentação do projeto VALUE, seguida de breves comunicações sobre tecnologias de valorização alimentar, agrícola e energética, nomeadamente sobre obtenção de fibras alimentares, compostagem, biometanização, bioetanol, combustão e gasificação. Seguem-se várias mesas redondas para a demonstração de experiências-piloto e, pelas 12h20, as conclusões dos trabalhos.
O projeto VALUE (www.proyectovalue.eu) iniciou em janeiro de 2011 e é cofinanciado pelo FEDER, ao abrigo do programa INTERREG IV-B SUDOE. O CVR é a única instituição portuguesa no consórcio, liderado pela Associação para a Investigação, Desenvolvimento e Inovação Alimentar de La Rioja (AIDIA) e que junta ainda a Fundação AZTI, a Federação de Indústrias de Alimentação e Bebidas (FIAB) e a Fundação CENER-CIEMAT (Centro Nacional de Energias Renováveis/Centro de Investigações Energéticas, Meio-ambientais e Tecnológicas), as quatro da Espanha; a Associação para o Ambiente e a Segurança na Aquitânia (APESA) e o Centro de Aplicação e Transferência dos Recursos Agrícolas (CRT-CATAR-CRITT), ambos da França.
A iniciativa pretende, mediante a transferência de tecnologias e metodologias de valorização de resíduos, a obtenção e aplicação de compostos de interesse para o aperfeiçoamento tecnológico dos alimentos transformados e a avaliação dos resíduos para utilização na produção de energia, o que resultará no aumento da competitividade das PME do setor.
Mais informações em: http://www.uminho.pt/noticias-press/em-agenda