Oficina CEER
 10-10-2012
2º ENCONTRO INTERNACIONAL DE BIOÉTICA VAI DECORRER EM VILA REAL

O Centro de Estudos de Bioética (CEB) Polo de Vila Real em colaboração com a Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Trás- os –Montes e Alto Douro (UTAD) organiza no dia 12 de outubro, o 2º Encontro Internacional de Bioética, que decorrerá no auditório da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real da UTAD. O objetivo que atravessa a realização dos Encontros Internacionais de Bioética -Polo de Vila Real, é debater as temáticas mais relevantes no âmbito da bioética na sua interface com a saúde.

O tema do Encontro, “Autonomia, Vulnerabilidade e Bio(ética)”, conta com eminentes personalidades palestrantes tais como o Professor Silveira de Brito da Universidade Católica Portuguesa de Braga, membro do Centro de estudos de Bioética que vai abordar o tema “Autonomia e a complexidade do seu exercício”; O Professor Walter Osswald vai explanar o tema: consentimento Informado: Mito ou prática quotidiana; o Professor Daniel Serrão abordará a temática: “Séniores: novo estrato social com direitos e deveres” e o Professor Xavier de la Torre, da Universidade de Comillas (Madrid) , personalidade Internacional de reconhecida competência na área da bioética, que dissertará sobre a “Vulnerabilidade, Dependência e Autonomia no final da vida”.

Este segundo Encontro conta ainda com a possibilidade da participação com Posteres, Comunicações e momentos de debate. Neste sentido privilegia-se a apresentação de comunicações focadas no tema do congresso, num qualquer dos formatos mencionados e ainda, a reflexão, discussão, troca de opiniões e de experiências entre os participantes.

Fonte: utad.pt