Oficina CEER
 02-11-2012
ESTUDANTES DA UMINHO COM TRÊS PRÉMIOS EM FESTIVAL DE CINEMA

O filme "A Escolha", criado por alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, venceu três prémios no Festival Internacional Ver e Fazer Filmes, em Guimarães, e será exibido em breve no Brasil. Este festival estreou em Portugal no âmbito da Capital Europeia da Cultura e teve ainda a concurso os filmes "Até amanhã", da Escola de Artes da Universidade Católica do Porto, e "Mi(n)to", do Instituto Fábrica do Futuro/Cia. Ormeo Dança e Teatro, Brasil.

Os participantes tiveram nove dias para criar uma curta-metragem original, até 20 minutos, sobre mitos e lendas de Guimarães. Os nove alunos de licenciatura e mestrado da UMinho dividiram-se pelas funções de realizador, guionista, produtor, técnico de som/luz e cameraman, entre outras. O júri consagrou "A Escolha" com a melhor realização (João Vilares), melhor argumento (Sara Ferraz, Sofia Rodrigues, Rita Pereira, Joana Gonçalves) e melhor atriz (Diana Coelho). A organização convidou inclusive os futuros profissionais de audiovisual e multimédia a levarem em maio a obra ao 6º CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, em João Pessoa, no Brasil.

"Foi um trabalho muito estimulante e intenso, houve dias em que mal dormimos, e os prémios foram a “cereja em cima do bolo”. Estes eventos são muito positivos, contribuem para a nossa aprendizagem e promovem o contacto com profissionais da área", disse o aluno João Vilares. O projeto teve o acompanhamento e a supervisão de docentes da especialidade de Audiovisual e Multimédia do Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho. Martin Dale (coordenador), Alberto Sá, Branco da Cunha e Ângelo Peres realçaram que a distinção demonstra a qualidade da formação e dos alunos desta academia. A equipa teve ainda como consultor especial o realizador brasileiro Guilherme Fiúza Zenha.

O filme "A Escolha" aborda o drama social que Portugal atravessa, em particular os jovens que têm na emigração a derradeira via para um futuro melhor. A ação decorre em Guimarães e atualiza o mito do túnel que liga o castelo ao centro urbano, cuja passagem só se revela misteriosamente quando o reino está em perigo. A aventura no túnel surge como uma busca pelos valores existenciais.

O Festival Ver e Fazer Filmes é um projeto do Instituto Cidade de Cataguases e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. Pretende dar a oportunidade a profissionais de audiovisual, docentes e alunos universitários de trocar impressões sobre o cinema e, também, oferecer aos jovens uma nova forma de ver a sétima arte. Reúne conhecidos cineastas lusos e brasileiros como tutores e envolve uma série de atores profissionais. A edição 2012 teve os galardões concebidos por alunos do Instituto de Design da UMinho. O site oficial é www.festivalverefazerfilmes.org.br.

Fotos e making-off em: http://www.uminho.pt/noticias-press

Mais informações: http://www.guimaraes2012.pt/index.php?cat=191&item=46572 http://www.comunicacao.uminho.pt/ensino/content.asp?startAt=2&categoryID=624&newsID=2820

Fonte: www.uminho.pt