Oficina CEER
 08-02-2008
TecMinho prepara Empreendedores para Criação de Empresas Inovadoras

De forma a promover as competências empreendedoras junto da população qualificada da Região Norte, a TecMinho vai promover o “Curso de Especialização em Emprendedorismo Tecnológico" inserido no Projecto OTIC-TecMinho, com apoio da Universidade do Minho, Agência da Inovação, Programa POS-Conhecimento, e União Europeia a iniciar a 22 de Fevereiro de 2008.

Destinado a todos os finalistas do Ensino Superior e a licenciados empregados ou desempregados de quaisquer áreas do conhecimento (desde as Ciências Sociais e Humanas às Engenharias) que se interessem por criar um negócio inovador, o curso pretende reforçar as competências empreendedoras de jovens qualificados, de forma a promover a concepção e desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica e conhecimento avançado a partir de tecnologias que já estão em desenvolvimento na Universidade do Minho (UM).

Com base em casos reais, os participantes irão desenvolver competências empreendedoras, ficando capacitados para analisar oportunidades de negócio, estruturar propostas de valor, e apresentar planos de comercialização para uma tecnologia que esteja a ser desenvolvida na UM. Para tal, ao longo da formação, os participantes contarão com o apoio de investigadores da Universidade do Minho responsáveis pelo desenvolvimento dessas tecnologias. Os formandos poderão, no final do curso, usufruir do programa de apoio à criação de spin-offs da Universidade do Minho (empresas que tenham por objectivo a valorização do conhecimento resultante das actividades de investigação científica e tecnológica da UM). O participante empreendedor não necessita de possuir o domínio técnico-científico na área das tecnologias da UM, implicando apenas o dinamismo para descobrir e analisar a viabilidade de novas oportunidades de negócio.

O curso de "Especialização em Emprendedorismo Tecnológico" insere-se na missão da TecMinho de valorização do conhecimento produzido na Universidade do Minho, procurando desenvolver o espírito empreendedor para gerar e consolidar projectos empresariais com base em inovações científicas e tecnológicas.

Este curso está inserido no âmbito do Projecto OTIC-TecMinho, sem quaisquer custos para os participantes.

Calendarização:
- Envio das Candidaturas: até 15 de Fevereiro
- Fase de Selecção de Candidaturas: de 15 a 20 de Fevereiro
- Início da Formação: 22 de Fevereiro

Mais informações:
TecMinho
formar@tecminho.uminho.pt
Tel: 253 510 590