Oficina CEER
 27-02-2008
Palestra "Engineering and Innovation Challenges"

No âmbito do Programa MIT-Portugal, do Programa Ciência Viva, e do Programa Ciência na Cidade de Guimarães, será realizada uma acção conjunta na Escola Francisco de Holanda no próximo dia 28 de Fevereiro com início pelas 8h30m. Esta iniciativa contará com uma palestra do Professor Chris Magee, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), subordinada ao tema “Engineering, Invention, Innovation and economic development”, uma apresentação das equipas de robótica da Escola Francisco de Holanda, e um espaço dedicado a debate.

Participarão ainda vários elementos do corpo docente da Universidade do Minho, impulsionadora desta acção.

A Escola Secundária Francisco de Holanda (antiga Escola Comercial e Industrial) é a instituição de ensino onde uma boa parte das pessoas da cidade de Guimarães adquiriram e adquirem os seus conhecimentos práticos. Esta escola continua na vanguarda em termos pedagógicos, motivando os seus alunos com projectos inovadores.

Após uma ligação/colaboração forte com o Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho esta Escola criou um clube de robótica, onde se aprende com uma forte componente prática a construir pequenas plataformas móveis e autónomas. O clube participa frequentemente nas provas nacionais de robótica, e alguns dos alunos que participavam nessas provas alguns anos atrás são agora alunos da Universidade do Minho.