Oficina CEER
 30-04-2015
UNIVERSIDADE DO MINHO DESENVOLVE BONÉ QUE AJUDA A PREVENIR ACIDENTES E DETECTAR ATAQUES EPILÉTICOS

O electroencefalograma (EEG) é um exame auxiliar de diagnóstico utilizado na prática clínica que permite recolher informações acerca da atividade eléctrica do cérebro. Este exame é particularmente útil no diagnóstico de epilepsia, podendo detectar alterações relacionados com a ocorrência de um ataque epilético mas também com o início de um período de sono normal. Ao longo dos últimos anos, a Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, através do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), desenvolveu um projecto inovador que permitiu criar um boné para realizar este tipo de exame clínico em qualquer lugar.

Além deste uso em contexto clínico que permite alertar o doente ou a sua família da ocorrência de um ataque epilético, este boné equipado com EEG pode detectar as alterações eléctricas que ocorrem no cérebro quando se inicia um período de sono e informar os seus utilizadores acerca disso. Esta funcionalidade poderá ser útil para prevenir a sonolência em indivíduos que conduzem ou manobram máquinas perigosas, ajudando a evitar acidentes.

Este dispositivo portátil de EEG foi desenvolvido no âmbito do projeto MyHealth, uma plataforma que tem vindo a apostar no desenvolvimento de plataformas e instrumentos de recolha de informações e dados clínicos. O projeto é liderado pela Escola de Ciências da Saúde e conta com a colaboração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho e das empresas Frulact, Plux e Têxtil Manuel Gonçalves. Segundo Nuno Sousa, médico e professor que coordena o projeto, o boné inteligente está pronto a ser comercializado dentro de 12 a 24 meses.

Para além deste projeto inovador, o MyHealth tem desenvolvido outros dispositivos entre os quais se destacam uma cinta para grávidas que recolhe sinais vitais do feto; um dispositivo portátil que faz análises clínicas usando saliva ou urina; ou uma série de testes para conhecer a história clínica a partir do cabelo. O Projecto MyHealth faz parte do projecto âncora DoIT, uma iniciativa do Health Cluster Portugal (HCP) que conta com o apoio do COMPETE.

Nos últimos dias, este projecto esteve em destaque nos principais órgãos de informação nacionais. Pode conferir algumas dessas notícias aqui: Público, Rádio Renascença e TVI.