Oficina CEER
 28-03-2016
MELHORES ALUNOS DAS SECUNDÁRIAS TRABALHAM UMA SEMANA COM CIENTISTAS DA UMINHO

Iniciativa decorre de 29 a 31 de março e conta com 170 estudantes de 29 escolas

Os melhores alunos das escolas secundárias do distrito de Braga estão na próxima semana na Universidade do Minho para uma formação especial, que inclui aulas específicas e a integração em equipas internacionais de investigação. Os 170 estudantes do 11º e 12º anos são acolhidos esta terça-feira, dia 29, às 9h30, no anfiteatro B1 do campus de Gualtar (Braga) e no auditório B1.13 do campus de Azurém (Guimarães), respetivamente pelo vice-reitor Rui Vieira de Castro e pelo pró-reitor Filipe Vaz.

Os jovens repartem-se depois, segundo as suas áreas de eleição, pelas diferentes Escolas e Institutos da academia, nos campi de Gualtar, Congregados e Azurém. O programa de três dias inclui formações em arquitetura, ciências, direito, medicina, ciências sociais, enfermagem, economia e gestão, educação, engenharia, psicologia, letras e ciências humanas.

Por exemplo, será possível desenvolver nanopartículas para aplicar em sistemas biomédicos e sensores que podem ser impressos, auscultar a atividade do cérebro, participar em ensaios de fermentação, aprender primeiros socorros, maquetizar “uma casa de sonho”, fazer diretos televisivos, simular um julgamento penal e a assembleia-geral da ONU, conceber têxteis avançados, isolar pigmentos e essências para fabricar perfumes, analisar fungos, conhecer técnicas de cirurgia não invasiva, além de ensaiar as obras “Requiem Op.89”, de Antonín Dvorak, e “Sinfonia Fúnebre e Triunfal”, de Hector Berlioz.

Os participantes chegam de cerca de três dezenas de instituições que responderam ao convite, designadamente das escolas secundárias Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Sancho I, Maximinos, D. Maria II, Sá de Miranda, Caldas das Taipas, Martins Sarmento, Francisco de Holanda, Santos Simões, Henrique Medina, Vila Verde, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Amares, Vieira de Araújo, Camilo Castelo Branco, Padre Benjamim Salgado, Caldas de Vizela, Infias - Vizela, Barcelinhos, Barcelos, Alcaides de Faria, Vale do Tamel, além do Colégio João Paulo II, do Externato Infante D. Henrique, do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, da Academia de Música Valentim Moreira de Sá e da Companhia da Música de Braga.

Reitor na sessão de encerramento
O programa dos melhores alunos encerra na quinta-feira, dia 31, às 17h00, no Restaurante Panorâmico do campus de Gualtar, com a intervenção do reitor António M. Cunha, a entrega de diplomas aos participantes e um lanche. Prevê-se ainda a presença dos presidentes das 11 Escolas e Institutos da UMinho, de responsáveis das 29 instituições de ensino secundário e dos pais dos alunos. A Reitoria considera que esta iniciativa contribui para aproximar a academia dos mais jovens, incentivando-os a fazer formação superior de qualidade e investigação de ponta, para além de sensibilizar a comunidade em geral para o conhecimento produzido nesta Universidade.

Fonte: www.uminho.pt