Oficina CEER
 23-05-2008
Investigação da U.Porto certificada para a prestação de serviços

Perto de 30 unidades da U.Porto receberam certificação, podendo agora participar em dois programas de incentivo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Estes programas permitem às Pequenas e Médias Empresas obterem financiamento para 75% do custo da aquisição de serviços de investigação e de consultoria aos laboratórios nacionais. É uma oportunidade única para as PMEs recorrerem aos serviços de investigação e inovação da U.Porto.

Inseridos nos sistemas de incentivo à qualificação tecnológica das empresas, os programas “Vale I&DT" e “Vale Inovação” correspondem a vales monetários concedidos às PMEs para a aquisição de serviços junto de entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional previamente certificadas para o efeito. O primeiro destina-se a apoiar a aquisição de serviços de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico que se traduzam na melhoria de produtos, processos ou serviços das empresas; o segundo destina-se à aquisição de serviços de consultoria e de apoio aos sistemas de inovação das empresas.

A Universidade do Porto concentra um quinto (26) das 128 entidades certificadas para prestar serviços no âmbito destes dois programas. A selecção foi feita em função das competências científicas e tecnológicas das respectivas equipas técnicas e das suas actividades de prestação de serviços. No caso da U.Porto, terá sido preponderante a quantidade e a qualidade das unidades de investigação (69,31 das quais classificadas com “Excelente” ou “Muito Bom”) e a experiência acumulada junto do tecido empresarial, como atesta o volume global de prestação de serviços a empresas realizado nos últimos anos.

O prazo para apresentação de candidaturas à atribuição de “Vale I&DT” e “Vale Inovação” termina a 16 de Junho. As empresas interessadas poderão contactar com o departamento de Relações Empresariais da Reitoria da U.Porto (pelo telefone 22 040 8226 ou pelo e-mail empresas@reit.up.pt para conhecerem as várias soluções disponíveis.

Toda a informação sobre os programas está disponível em www.incentivos.qren.pt. RS/REIT