Oficina CEER
 04-12-2008
Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)” e MIT

O INL e o MIT, representados ao mais alto nível, respectivamente, pelo Director-Geral Jose Rivas e pelo Chanceler Phil Clay, formalizam sábado, 22 de Novembro, em Lisboa, no Pavilhão 2 da FIL (módulo da Ciência), no Parque das Nações, às 18:30 horas, o lançamento das bases para um programa conjunto de cooperação, numa cerimónia que contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

O objectivo é o lançamento de uma Agenda de Investigação para cooperação entre o INL e o MIT e de um Plano de Recrutamento Conjunto.

Estes dois instrumentos de trabalho serão oportunamente definidos de modo a assegurar os seguintes objectivos:

- a promoção de uma agenda de investigação partilhada, dinâmica e sustentável, nomeadamente através da colaboração estratégica em desafios de investigação para as duas entidades e de um programa de recrutamento conjunto para investigadores juniores e seniores;

- o lançamento de um Prémio conjunto INL-MIT para o progresso da Nanotecnologia.

Este programa de colaboração entre o INL e o MIT tornou-se possível no quadro do sucesso alcançado pelo Programa MIT-Portugal, e vem contribuir para a projecção internacional do INL, abrindo caminho para o cumprimento da meta de contratação de 200 investigadores em 10 anos, inicialmente delineada pelos responsáveis de Portugal e de Espanha.

O Programa MIT-Portugal foi iniciado entre o governo português e o MIT em Fevereiro de 2006 e inclui componentes investigação científica, formação avançada de pós-graduação e ligação com empresas de indústria e serviços.

Por seu lado, o INL foi fundado a 18 de Janeiro deste ano, por ocasião da Cimeira Luso-Espanhola de Braga, em cumprimento de um acordo traçado dois anos antes, em Évora, na XXIª Cimeira entre os dois países, para a criação em Braga do primeiro laboratório de investigação na Península Ibérica com estatuto legal internacional em qualquer área e também o primeiro laboratório internacional em nanotecnologia no mundo.

As áreas principais de actividade do INL serão no início a nanomedicina e as aplicações de nanotecnologia à qualidade alimentar e ambiental.

O Laboratório dispõe de um conselho científico internacional que integra investigadores de destaque em nanotecnologia de vários países, incluindo Heinrich Rohrer, laureado com o Prémio Nobel da Física de 1986 pela invenção, com Gerd Binning, do Microscópio de Varrimento de Efeito de Tunel que permitiu avanços decisivos na nanotecnologia.

Como é característico de uma organização internacional de investigação, os membros do INL são Estados e está previsto alargar a participação neste laboratório a outros países Europeus e a Estados de outros continentes.

A construção das instalações do INL foi iniciada na sequência de um concurso internacional lançado em Março de 2008 e está a avançar a um ritmo muito rápido, prevendo-se a conclusão do edifício principal até Julho do próximo ano.