A participação de empresas, particularmente PME, nos vários tipos de projectos submetidos ao 7º Programa-Quadro é fortemente encorajada pela Comissão e é sempre um factor valorativo na avaliação, mesmo quando não é exigida ou sequer referida essa participação nos tópicos a concurso. Existe mesmo uma modalidade de projectos de investigação especificamente concebidos para as PME, sem ou com fracos recursos de investigação (Investigação em Beneficio das PME), em que os executores da investigação são sub-contratados pelas PME ou pelas Associações de PME e pagos a 100%.
Assim, à semelhança do ano passado, o Gabinete de Promoção do 7º PQ (GPPQ) vai realizar um novo Encontro Empresas/Investigadores que este ano contará com o apoio, para além da Associação Industrial Portuguesa - Confederação Empresarial (AIP-CE) e da Associação Empresarial de Portugal (AEP), da Rede Enterprise Europe Network PT e será enquadrado nas actividades a desenvolver em Portugal no âmbito da Semana Europeia das PME, de 6 a 14 de Maio 2009.
Nesta fase inicial, pretende-se recolher junto dos investigadores, ideias com potencialidades para se transformarem em propostas a submeter ao 7º Programa-Quadro, que respondam a problemas tecnológicos actuais das empresas ou que visem a exploração de novas trajectórias tecnológicas e que tenham um impacto económico considerável sobre as empresas em causa.
Estas ideias de projectos serão reunidas num Catálogo que as Associações Industriais farão circular entre os seus associados para que estes nos indiquem as que lhes suscitam interesse. Na 1ª quinzena de Maio, durante a Semana Europeia das PME, será então realizado o 2º Encontro Empresas/Investigadores, com sessões em Lisboa e no Porto, em que empresas e investigadores terão encontros bilaterais de 20 minutos, previamente agendados e divulgados aos interessados.
Tendo em conta a experiência do ano passado, é importante ter em atenção os seguintes aspectos:
1. O perfil da empresa/associação que se procura para o projecto deve estar bem especificado. As fichas que se limitem a indicar o sector industrial não serão aceites.
2. As fichas devem ser preenchidas integralmente em português.
3. O Investigador que envia uma ficha para inserir no Catálogo assume o compromisso de estar presente nos Encontros que lhe forem solicitados pelas empresas, quer em Lisboa quer no Porto e, em caso de manifesta impossibilidade, deverá enviar uma pessoa que esteja ao corrente do projecto para participar nas referidas reuniões.
Para participar:
Caso esteja interessado em participar nesta iniciativa, será necessário remeter a ficha abaixo disponível até ao dia 15 de Fevereiro para o gabinete UPIN: upin@reit.up.pt, que os reencaminhará para o GPPQ.