Oficina CEER
 05-03-2009
Concurso Laboratório de Ideias & Projectos

Terminou, excedendo todas as expectativas, o Concurso Laboratório de Ideias & Projectos promovido pela Douro Alliance e dinamizado pela empresa Vinideas. Lançado em Novembro de 2008, este concurso teve como objectivo seleccionar ideias inovadoras e projectos-piloto para o desenvolvimento do Eixo Urbano que propusessem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como veículo de divulgação e trabalho e que se enquadradassem nas quatro prioridades estratégicas: Identidade, Sustentabilidade, Competitividade e Inovação.

Os resultados do concurso foram surpreendentes: ao todo, surgiram 36 candidaturas, na sua maioria de elevada qualidade. (Algumas encontram-se disponíveis através do link da coluna esquerda na 1ª página). O júri, constituído por representantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), da Associação Empresarial de Vila Real (NERVIR), do Museu do Douro, da Vinideas e do Gabinete Técnico Douro Alliance, elegeu como vencedores os seguintes três projectos:

“EU DOURO”, Projecto Integrado de Comunicação do Eixo Urbano
Carlos Rocha Morais
O Projecto “compreende um conjunto de soluções integradas que permitirão a renovação do conceito de comunicação do Eixo Urbano, potenciando a sua relação com a Região do Douro”. O projecto prevê a “criação e manutenção e gestão de uma TV Institucional/Corporativa com postos de visionamento nos espaços e serviços directamente ligados à região do Douro" e, ainda, a “criação, manutenção e gestão de um canal de TV On-Line". Desta forma, a região do Douro passaria a contar com um poderoso instrumento de “registo e produção de conteúdos audiovisuais de todos os acontecimentos, locais, monumentos e paisagens".

Roteiro Lugares da Memória – Turismo do Imaginário
Alexandre Parafita Correia
Turismo do Imaginário vai à História buscar a sua matriz: "No âmbito do turismo cultural, que se vem afirmando cada vez mais no mercado globalizado, reveste dimensões inovadoras o aproveitamento dos lugares de memória de raiz identitária e em especial aqueles que se relacionam com os mitos ancestrais". Este projecto traduz-se na "elaboração e dinamização de um Roteiro dos Lugares de Memória dos municípios do Douro Alliance, apoiado nos registos lendários que lhes respeitam, com vista à implementação de um sistema de Turismo do Imaginário, capaz de valorizar uma franja do património cultural ainda pouco conhecida (e nada aproveitada) no Douro".

SIGPV, Sistema Integrado de Gestão de Provas de Vinhos
Raul Morais dos Santos
Carlos Rompante da Cunha
Emanuel Peres Correia
Manuel Cabral dos Santos Reis.
Finalmente, o Sistema Integrado de Gestão de Provas de Vinhos (SIGPV), mais voltado para o uso das novas tecnologias, propõe “a criação de um sistema integrado que utilize mecanismos de contextualização, tais como etiquetas visuais ou de rádio-frequência (Near Field Communication), inseridos numa garrafa de vinho e dispositivos móvel como veículos de acesso a um repositório de informação e serviços”. Neste Projecto-piloto pretende-se desenvolver algumas estratégias como a “criação, adequação e manutenção de repositórios de vinhos, notas de prova e todos os serviços associados”, assim como o “estabelecimento de parcerias com as empresas do sector, com vista à inclusão desta tecnologia nos vinhos da região Douro”.

Para além dos três trabalhos premiados destacaram-se ainda:

Art in Douro
Parque de "Land Art" do Douro
Hugo Queirós

CS CPL
Caminho de Santiago‐Caminho Português de Lamego
Maria Lucia Morais de Carvalho
Rosa Maria Martins de Carvalho

Douro ComunicaRe
Maria José Martins Alves

Douro… Naturais Subtilezas
Graça Soares

Douro Wine Hostel
Deborah Estima
Arminda Ferreira

naveg@douro
Sistema de Informação e Navegação no Eixo Urb Douro Alliance
Joaquim Santos Silva
Nelson Cardoso

QUA MARCA DE QUALIDADE, Marca de Sucesso
José Joaquim Cândido

SIGO-DOURO
Implementação de um Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Orgânicos no Eixo Urbano do Douro
Joana Rapazote
Paulo Guerra

Try a new Douro
Turismo da Natureza ao serviço do Douro
Isabel Carvalho

Fonte: www.douroalliance.org