Oficina CEER
 01-10-2009
UMinho lidera nomeações para os “Óscares” da FADU

Na sua segunda edição, a Gala da FADU irá ter como palco o Casino de Espinho no próximo dia 1 de Outubro. Em destaque está a AAUMinho, que surge como a academia com mais nomeações: sete no total. Hugo Serrão e Gabriel Oliveira, na categoria de Melhor Treinador, José Fernandes, na categoria de Melhor Atleta Masculino e a equipa de Andebol Masculino, surgem como fortes candidatos aos Galardões.

A AAUMinho, como vem sendo já tradição, teve em 2008/09 mais uma grande performance no panorama desportivo nacional e internacional. Em termos nacionais, a academia minhota alcançou o segundo lugar do Ranking da FADU, tendo conquistado 49 medalhas (15 ouro, 15 prata e 19 bronze)

Fora de portas, para além de ter alcançado uma série de medalhas nos Europeus da EUSA (European University Students Association), de onde destacamos a primeira medalha de ouro para Portugal numa competição deste género (José Fernandes na Taça Europeia de Taekwondo), a AAUMinho teve ainda três atletas presentes nas Universiadas de Belgrado.

Fruto desta excelente prestação, a FADU nomeou por sete vezes, nas quatro categorias em disputa (Melhor Atleta Feminina, Melhor Atleta Masculino, Melhor Treinador e Melhor Equipa), a sigla AAUM.

Vamos passar agora a conhecer os nomes, e o que está por detrás desse nome, dos nomeados da AAUMinho à Gala da FADU:

Na categoria de Melhor Atleta Feminina, Alexandra Rodrigues (Educação Básica), uma das capitãs da Selecção Nacional de Voleibol, venceu o CNU de Voleibol, participou no CNU de Voleibol de Praia e alcançou um histórico 6º lugar no Europeu indoor da especialidade. Na sua categoria, a grande favorita é a atleta do IPP, Sara Moreira, que venceu duas medalhas de ouro nas Universiadas de Belgrado.

Fábio Magalhães (Andebol - Enfermagem) e José Fernandes (Taekwondo - Licenciado em Eng. Biomédica e agora matriculado em Medicina) são os nomes da AAUMinho que figuram na categoria de Melhor Atleta Masculino. O actual engenheiro e futuro médico, José Fernandes, é o grande candidato nesta categoria, fruto do seu título europeu e também dos seus três títulos nacionais consecutivos (2007, 2008 e 2009).

Para o galardão de Melhor Treinador, mais dois nomes minhotos na pole-position: Gabriel Oliveira (a sua equipa sagrou-se pela terceira vez Vice-Campeã Europeia de Andebol, para além da vitória no nacional) e Hugo Serrão (treinador do Campeão Europeu José Fernandes, Seleccionador Nacional Universitário e Campeão por equipas no CNU de Taekwondo). Apesar de o vencedor ser encontrado após votação de todas as academias/clubes inscritos na FADU, dificilmente este galardão fugirá a um dos técnicos minhotos.

Finalmente, na categoria de Melhor Equipa, a AAUMinho viu o Andebol Masculino e o Voleibol Feminino serem nomeados conjuntamente com as equipas de Rugby de 7 e de Futsal Masculino da AAC e de Hóquei Patins da UPorto. Andebol e Rugby surgem nitidamente como os mais fortes candidatos em virtude de ambos se terem sagrado Vice-Campeões Europeus.

A FADU nessa noite irá ainda homenagear os atletas/estudantes e equipas que representando Portugal, pela selecção ou pelas suas AAEE/IES atingiram o podium conquistando ouro, prata ou bronze nas Universíadas de Verão ou nos Campeonatos Europeus Universitários no decorrer do ano de 2009, este que foi sem dúvida o melhor ano de sempre ao nível de resultados desportivos internacionais de relevo.