A análise aos indicadores fornecidos pelo respeitado consórcio norte-americano Institute for Scientific Information - ISI permitem verificar que 20,3% dos artigos científicos portugueses publicados em publicações internacionalmente reconhecidas saíram dos laboratórios e salas de aula da Universidade do Porto.
O ISI actualiza semanalmente a base de dados Web of Science com todos os artigos de âmbito científico (nas áreas de Ciências, Ciências Sociais e Artes e Humanidades) que são publicados em revistas previamente avaliadas. No ano transacto, a ISI - Web of Science registou um total de 7.643 artigos científicos produzidos em Portugal, dos quais 1.553 contaram com a participação de investigadores, docentes ou estudantes da Universidade do Porto.
Um número que marca um aumento de 15% da produção científica da Universidade do Porto nos últimos três anos, uma vez que para 2003 o número de artigos científicos com participação de membros da universidade registados pela ISI Web of Science é de 1.023. Constante é a preponderância da Universidade do Porto no total nacional de artigos científicos, com percentagens sempre superior, em algumas décimas, a 20% desde 2004 (18,6% em 2003).
Estes números são resultado da pesquisa feita nas bases de dados da ISI, para cada ano de indexação, por afiliação (localidades onde existem pólos da Universidade do Porto: Porto, Gaia, Matosinhos e Vila do Conde). O número total de artigos da U.Porto corresponde ao total real, contabilizando os artigos que, mesmo sem indexação directa à Universidade do Porto (mas apenas à faculdade, departamento ou centro de investigação), são comprovadamente da autoria de um seu docente, investigador ou estudante.